Serviços

Equilíbrio Emocional
Harmonização Interna
Autoconhecimento
Autoconfiança - Autoestima

Psicoterapia Breve

Psicoterapia Breve

"Não há progresso sem mudança. E, quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma"
George Bernard Shaw

 

 

Terapia com foco em seus objetivos

A conquista mais importante que um ser humano pode ter na vida é mudar a si mesmo, sua maneira de pensar. Cuide de seu emocional. É fundamental para sua saúde e bem-estar!

Você passa por um processo terapêutico, de forma breve e prática, para desprogramar memórias negativas e adquirir os recursos necessários para uma vida mais feliz e produtiva. Com sua determinação em vencer limitações combinada com técnicas comprovadamente eficientes, você será capaz de controlar sua vida e viver a vida que sempre quis.

Nossa mente está conectada com nosso corpo, portanto nossas emoções afetam nosso estado de saúde. Seja livre emocionalmente. Se na mente há ódio, raiva, angústias, incômodos, não há como se ter saúde. Cuide de seu emocional e viva mais feliz! Liberte-se de traumas, medos, fobias, tristezas, mágoas ,vícios, compulsões, padrões emocionais negativos e repetitivos, culpa, pensamentos negativos, baixa autoestima, ansiedade, desmotivação, estresse, dependência emocional, etc... Mude crenças que estão sustentando hábitos indesejáveis, como fumar ou usar outras drogas, comer em excesso e impedindo-lhe de alcançar seus objetivos.

Abordagens e técnicas

  • PNL (Programação Neurolinguí­stica)
  • Hipnose Condicionativa e Ericksoniana
  • Neuro Semântica
  • Regressões Terapêuticas
  • Florais de Bach
  • Psicologia Transpessoal
PNL

Psicoterapia Holística

* Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade.

A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".

O holismo é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a "tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um "todo" que é maior do que a soma das suas partes". *www.significados.com.br

Na Psicoterapia Holística leva-se em consideração tudo que pode influenciar a pessoa, o todo, corpo, mente e espírito. Aborda-se as causas e consequências de traumas, de conflitos, medos, fracassos, repetição de padrões negativos; auto punições, etc...

A Psicoterapia Holística faz parte das terapias integrativas, que conecta o Ser com ele mesmo, trabalhando o construir de uma auto imagem positiva, visando a auto aceitação para elevar-se a autoestima, que, consequentemente, lhe trará harmonia, equilíbrio e paz interna.

Como Psicoterapeuta Holística trabalho a mente, aplicando técnicas eficazes de várias abordagens modernas, não relacionadas à psicologia tradicional, como: a PNL - programação Neurolinguística, a Hipnoterapia Ericksoniana, Hipnose Condicionativa, Psicoterapia Reencarnacionista com Regressões Terapêuticas, Florais de Bach, Leitura de Aura.

Trabalho os pensamentos, hábitos, história de vida, relacionamentos afetivos, interpessoais e intrapessoal, conflitos, traumas, medos, ansiedade, tristeza, angústia, culpa, compulsões, dependências, codependência, etc...

O processo terapêutico, com a visão holística, proporciona ganhos imensuráveis para o Ser. A pessoa que se coloca disponível para "limpar" sua história de medos e de limitações, adquire uma nova perspectiva sobre si mesma, com resultados impactantes em toda sua atuação, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Os benefícios vão muito além do investimento efetuado: qualidade de vida, automotivação, parte emocional em equilíbrio, auto amor, tomada de decisões mais acertadas, fluidez, mais felicidade, leveza, paz interna, etc...


PNL

PNL (Programação Neurolinguística)

COM A PNL você pode mudar sua vida!

O que é PNL?

É a Programação Neurolinguística. Você programa seu cérebro para os resultados que deseja alcançar.

O que você quer? Qual seu estilo? Qual seu canal de comunicação predominante? Como você funciona para o aprendizado?

PNL é uma das ferramentas mais avançadas para desenvolvimento pessoal e profissional. Você programa seu inconsciente, através de técnicas modernas e eficazes, com a ajuda de um especialista em PNL - Programação Neurolinguística.

Otimize suas ações e realize seus objetivos: para passar em vestibulares, concursos, para falar em público com desenvoltura, para se recolocar no mercado, para reprogramar conteúdos negativos, melhorar sua comunicação e relacionamentos.

A PNL ajuda a transformar seus problemas em energia para desenvolver seu potencial.

Desenvolva seu potencial com a programação correta de sua mente inconsciente: gere autoconfiança, para promover a química do sucesso. Com autoconfiança você sente que é possível fazer algo valioso com os conteúdos internos.

Adquira autoconhecimento para perceber aquilo que pode ser melhorado, para uma contínua percepção de melhoria. A chave do sucesso está em suas mãos. Escolha ser mais realizado, ter uma vida mais satisfatória, com autoestima e prazer.

"Não existem fracassos e sim resultados."

PNL

"Se você acredita que pode ou se você acredita que não pode, de qualquer jeito estará certo."

Henry Ford


Mais informações:

A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, estuda como nosso cérebro e mente funcionam, como os pensamentos são criados e, como podemos reprogramar o conteúdo de nossos sentimentos, estados emocionais e comportamentos.

É uma ciência que proporciona ao ser humano uma maneira efetiva de utilizar o cérebro para alcançar os resultados desejados. Ela faz o estudo de experiências internas, que desencadeia o autoconhecimento, e proporciona o desenvolvimento do potencial criativo. A PNL tem uma abordagem prática que dá resultados e é cada vez mais usada em várias disciplinas no mundo inteiro.

“A Programação Neurolingüística é um processo educacional de como usar melhor o nosso cérebro."

Richard Bandler

Como e quando surgiu a PNL?

Richard Bandler e John Grinder foram os desenvolvedores das técnicas da PNL fazendo observações, na Universidade da Califórnia. Eles conseguiram descobrir as estratégias de pessoas vencedoras, em sua área de atuação, que ultrapassavam os estados limitantes e obtinham sucesso. Descobriram a maneira como essas pessoas criavam seus objetivos e como era a estrutura da estratégia desse processo de pensamento. Concluíram, então, que as pessoas vencedoras superavam suas limitações pessoais e potencializavam suas qualidades e recursos intelectuais. Descobriram que elas chegavam ao sucesso e tinham a capacidade de tomar decisões e habilidades para a comunicação.

A partir desses resultados, Bandler e Grinder começaram a ensinar esses padrões de sucesso para outras pessoas e, assim, descobriram que, mesmo para aqueles que não sejam um modelo de excelência, podem copiar essas estratégia e alcançar o mesmo sucesso e resultados na vida profissional e pessoal.

Você sabe direcionar seu cérebro para os resultados que quer?

  • Sabe programar seu cérebro para os resultados que deseja?
  • O que diferencia uma pessoa com sucesso em determinada área daquela que não consegue sucesso da mesma forma?
  • Com que tipo de informação você está se programando?
  • Há “programas” em seu cérebro que estão lhe trazendo resultados indesejáveis. Determinados programas podem ter surgidos na infância: medos de desafios, medo de animais, medo de falar em público, medo de avião, medo de elevador e assim por diante.
  • Há pessoas que se programaram para focar o negativo, ou aquilo que não querem. Como, também, há pessoas que se programaram para serem tímidas, desconfiadas, medrosas, inseguras, etc... Em algum momento de sua vida, essa informação foi instalada em seu cérebro.

Na PNL - Programação Neurolinguística: “tudo que é humanamente possível, qualquer ser humano pode alcançar.”

Como?

A PNL possui muitas estratégias e técnicas, que vão ajudar você a mudar seus resultados, entre elas: estratégias para autoconfiança, segurança, para ser mais disciplinado, para organizar o cérebro para funcionar melhor, para alcançar seus objetivos, etc...

Reprogramação Mental com PNL (Programação Neurolinguística)

Benefícios que você pode alcançar:

  • um novo emprego
  • melhorar relacionamentos interpessoais (família, trabalho, etc)
  • passar em concursos, exames, entrevistas
  • mudar hábitos e comportamentos indesejáveis
  • eliminar bloqueios que limitam seu sucesso em qualquer área
  • eliminar estresse, tristezas, fobias, medos, culpas, angústias, baixa-autoestima, ansiedade, etc...
  • gerar novos valores, capacidades e comportamentos
  • clarificar seus sonhos e conhecer as barreiras que impedem sua evolução
  • estabelecer seus objetivos
  • harmonização emocional para que você seja líder de si mesmo e tenha poder para fazer suas próprias escolhas, com qualidade e assertividade.
  • Eliminar vícios e compulsões em geral: drogas lícitas ou ilícitas; compras compulsivas, comer compulsivo, jogo, etc...

Ao invés de lamentar, vamos agir em direção aos nossos objetivos. Vamos criar um mundo positivo, primeiro dentro de nós, transformando nossos pensamentos e agindo para realizar o que, verdadeiramente, queremos no mundo objetivo. Com atenção e foco, podemos conquistar tudo que criamos.

“O ser humano é capaz de mudar o mundo para melhor, se possível, e de mudar a si mesmo para melhor, se necessário.”

Viktor E. Frankl

“A definição de insanidade é fazer a mesma coisa continuamente e esperar resultado diferente.”

Albert Einstein

"A consciência é o melhor livro de moral que temos,e é certamente, o que mais devemos consultar."

Pascal

"Quando um homem descobre que seu destino lhe reservou um sofrimento, tem que ver neste sofrimento também uma tarefa sua única e original. Mesmo diante do sofrimento, a pessoa precisa conquistar a consciência de que ela é única e exclusiva em todo o cosmo dentro deste destino sofrido. Ninguém pode assumir dela o destino, e ninguém pode substituir a pessoa no sofrimento. Mas na maneira como ela própria suporta este sofrimento está também a possibilidade de uma realização única e singular."

Viktor E. Frankl

Hipnose

Hipnose Condicionativa

Processo breve de 5 sessões, para o condicionamento mental positivo, através de técnicas específicas da hipnose condicionativa. Você ganha equilíbrio emocional, harmonização interna, resgata a autoestima, automotivação e energização.

Indicações:

  • Vícios e compulsões: drogas lícitas e ilícitas, sexo, compras, etc;
  • Excesso de peso: compulsão por alimentos, aumento da autoestima, reeducação alimentar, estímulos para atividades físicas, etc...
  • Medo de dirigir; medo de dentista, preparação para exames, concursos, falar em público, vestibulares.
  • TPM - ansiedade - estresse, etc...

Hipnoterapia Ericksoniana

A hipnoterapia é o uso da hipnose na busca da superação de diferentes sofrimentos de base emocional, e por vezes, orgânico. É uma terapia super breve com resultados extraordinários, que impulsiona a mudança de comportamentos, hábitos indesejáveis, crenças limitantes e muito mais. Processo terapêutico de 6 sessões, em média

Indicações: problemas emocionais ou físicos

  • Tabagismo, emagrecimento, fobias, tristezas, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, autoestima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória


Hipnoterapia Ericksoniana e Hipnose Condicionativa


A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção.

Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento, levando o indivíduo ao sono terapêutico (hipnótico), onde o sensor crítico (racional) é afastado, tornando o consciente e inconsciente do cliente, focalizados para ficarem mais receptivos às sugestões e induções terapêuticas.

Trabalha-se apenas o lado positivo da mente, na forma de ordem e comando, bloqueando os registros negativos existentes. Todo ser humano é condicionado desde o momento do nascimento, até o último dia de sua vida.

A mente humana, pelas técnicas da Hipnose Condicionativa, pode ser descondicionada e recondicionada.

Essa abordagem ajuda a eliminar medos em geral, excesso de peso, fobias, tristezas, ansiedades, angústias, baixa autoestima, falta de autoconfiança, timidez, as mais diversas dependências, estresse, problemas de relacionamento, falta de motivação, etc... Tudo isso de forma muito breve e segura, trazendo ao cliente qualidade de vida, com motivação e energização.

Alguns benefícios e Indicações terapêuticas da Hipnose Condicionativa

Inúmeras são as indicações, dentre elas podemos citar algumas das mais utilizadas:

  • aumento da autoestima, autoconfiança
  • saúde física e psicológica
  • equilíbrio emocional e psicológico
  • energia vital
  • melhora a qualidade de vida
  • prevenção de doenças provenientes de fundo emocional e coadjuante aos tratamentos da mediciona tradicional.

A Hipnose Condicionativa e as mulheres, exemplos de indicações:

  • reequilíbrio emocional (promoção da autoestima);
  • problemas do foro sexual (exemplo: falta de nteresse/desejo sexual, etc...
  • TPM (tensão pré-menstrual);
  • desequilíbrios energéticos
  • maternidade (parto sem dor, acompanhamento pré-natal);
  • adaptação à meia idade (crise de meia idade, síndrome do ninho vazio, sintomas da menopausa

A Hipnose Condicionativa pode ser usada para as crianças, adolescentes e estudantes universitários:

  • Preparação para os exames/provas de aferição;
  • Diminuição da ansiedade fase aos exames;
  • Atenção;
  • Concentração;
  • Memorização;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Defesas orais;
  • ampliar o interesse na leitura/aprendizagem, entre outros

Hipnose Condicionativa como apoio no tratamento de Dependência Química

Benefícios:

  • Não necessita recursos adicionais.
  • Pode ser empregada de forma preventiva.
  • Sem necessidade de internação e/ou isolamento.
  • Prepara e reintegra o indivíduo na sociedade.
  • Bloqueia as influências negativas do meio.
  • Condiciona a pessoa para aversão e rejeição das drogas.
  • Autocontrole nas crises de abstinência.
  • Elevação da autoestima.
  • Automotivação.

Empregada em casos de: traumas, fobias, síndromes, medos, receios, rejeição, abandono, insegurança, fugas, violência em qualquer grau e gênero, exclusão familiar - social, desvios de comportamento, abstinência, entre outros.

Medo de dirigir? Elimine com a Hipnose Condicionativa!

Libere medos, traumas, ansiedade e conquiste autoconfiança para dirigir.

Excesso de peso

A hipnoterapia tem sido muito aceita no tratamento da obesidade, devido à rápida atuação no recondicionamento mental do obeso, atuando especialmente junto a compulsividade por alimentos, autoestima, reeducação dos hábitos alimentares, estímulos para atividades físicas, entre outras. Se detectado que a obesidade possui fundo emocional é possível bloquear ou inibir os fatores traumáticos em poucas sessões.

Hipnose

Hipnose & Terapia Ericksoniana

Hipnoterapia

O objetivo da hipnoterapia é modificar o comportamento, a resposta sensorial e a consciência de outra pessoa. O hipnotista dirige a pessoa para que ela espontaneamente mude seu comportamento.

Quando uma pessoa tem um sintoma, por definição está indicando que não pode ajudar a si mesma. Seu comportamento é involuntário. O fóbico, o compulsivo, o alcoólico ou a família angustiada insistem em modos que causam sofrimento, enquanto protestam que não podem fazer nada, a não ser se comportar como fazem.

Problemas emocionais ou físicos em que a hipnoterapia pode ser usada:

  • tabagismo, emagrecimento, fobias, tristezas, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, autoestima e fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória.

A hipnoterapia é o uso da hipnose na busca da superação de diferentes sofrimentos de base emocional, e por vezes, orgânico.

A terapia Ericksoniana foi criada por Milton H. Erickson, M.d., que é considerado o pai da Hipnose moderna. Erickson desenvolveu poderosas formas de comunicação que possibilitam passar conteúdos de uma forma sutil, onde a pessoa começa a desenvolver novas aprendizagens e consequentemente apresentar melhoras.

Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, chamamos o processo de hipnose clínica ou de hipnoterapia. A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do cliente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.

Quase todo mundo já experimentou alguma forma de hipnose em algum momento da sua vida. Pense numa vez em que você dirigia em uma estrada e se pegou, por um breve momento, inconsciente daquilo que estava fazendo, ou uma vez em que estava tão envolvido em um programa de televisão que nem se deu conta quando alguém entrou na sala. Na verdade, toda hipnose é auto-hipnose e o cliente está sempre no controle. Não há nada a temer, porque a hipnose é um processo completamente seguro quando é usada profissionalmente. O relaxamento que você vai experimentar será agradável e regenerador.

Mitos sobre a hipnose

Perda de consciência

Um dos maiores mitos sobre hipnose é que você perderá a consciência. A hipnose é um estado alterado de consciência , porém não se perde a consciência. Você ficará ciente de tudo em cada momento e ouvirá tudo que o hipnólogo estiver dizendo.

Enfraquece a vontade

A sua vontade não se enfraquecerá ou mudará de forma alguma. Você está no controle e, se desejar por qualquer razão sair do estado hipnótico, poder fazer isso simplesmente abrindo os olhos. Você não pode ser forçado a fazer nada contra a sua vontade. Os hipnotistas de palco gostam de que a platéia acredite que eles têm o controle absoluto sobre os seus sujeitos. O hipnoterapeuta deixa claro que o cliente tem o controle.

Fala espontânea

O cliente não começa, espontaneamente, a falar ou revelar informações que gostaria de manter em segredo. Você pode falar durante a hipnose e seu hipnoterapeuta pode querer usar uma técnica que incluir conversa para ajudá-lo em seu problema.

Acaba-se dormindo

A hipnose não é igual ao sono. Você não vai dormir. O padrão do eletroencefalograma durante a hipnose é diferente do padrão do eletroencefalograma durante o sono.

Psicoterapia Breve

Terapia reencarnacionista - Regressões Terapêuticas

Terapia de vidas passadas / Terapia da reforma íntima

  • Liberte-se de traumas de vidas passadas, medos, angústias, fobias, tristeza, culpa, etc...
  • Entenda seus padrões repetitivos, negatividades, angústias, tristezas, culpas, etc...
  • Saiba para que você reencarnou.





Psicoterapia Reencarnacionista: A terapia da Reforma Íntima

A Psicoterapia Reencarnacionista, uma nova psicoterapia baseada na reencarnação, é uma terapia breve devido ao caráter profundo de sua metodologia. Visa a proposta de Reforma Íntima, ajuda a pessoa a saber para que reencarnou e como realmente aproveitar essa atual encarnação.

O que é a Regressão Terapêutica?

É um procedimento realizado pelo psicoterapeuta reencarnacionista, mas comandada, dirigida, pelo Guia Espiritual da pessoa, respeitando a Lei do Esquecimento, utilizada com duas finalidades:

  1. Terapêutica:

    Desconectar as pessoas de situações traumáticas do seu passado, que ainda estão atuantes em seu Inconsciente, originando sintomas, principalmente nos casos de fobias, transtorno do pânico, tristezas profundas, dores físicas, sentimentos de solidão, saudade, abandono, tristezas sem motivo aparente, que podem, muitas vezes, ser eliminadas rapidamente.

    O desligamento do passado ocorre quando a sua recordação já chegou ao período intervidas, onde todas as ressonâncias daquela vida passada desapareceram. Isso é um desligamento completo de cada vida passada acessada.

    A Regressão Terapêutica concilia a Regressão com a Lei do Esquecimento por ser dirigida pelo Mundo Espiritual e NUNCA ser incentivado o reconhecimento de pessoas. Esse questionamento de algumas pessoas do Movimento Espírita é totalmente pertinente e defendido pela nossa Associação, sendo uma de suas bandeiras éticas.

  2. Consciencial:

    Ajudar as pessoas a recordarem COMO eram em suas vidas passadas para comparar-se COMO são hoje e perceber então no que devem melhorar, transformar-se, reformar-se.

    É a Personalidade Congênita, onde encontra-se a Reforma Íntima. O psicoterapeuta reencarnacionista é um canal e colabora como auxiliar nessa ação, ajudando a pessoa a realizar um relaxamento do seu corpo físico e uma expansão de sua Consciência, mas não dirigindo, não conduzindo, não direcionando a regressão.

Contra-Indicações

A Regressão tem as seguintes contra-indicações:

  • Pessoas com problemas cardíacos (cardiopatas)
  • Pessoas com pressão alta (hipertensos)
  • Pessoas que sofreram derrame ou isquemia (AVC)
  • Pessoas que não possam suportar emoções fortes
  • Pessoas muito idosas
  • Mulheres grávidas, a não ser em caso de extrema necessidade (física ou emocional)

Nesses casos, indica-se a Regressão à Distância, em que outra pessoa, através do mesmo Método acessa encarnações passadas da pessoa que não pode submeter-se ao processo, e essa fica presente na sala de atendimento, escutando o relato, e depois fazemos a Conversa pós-Regressão com ela. Antes da Regressão, pede-se autorização para os Mentores daquela pessoa que seja permitido o acesso ao seu passado através de outra pessoa.

Florais de Bach

Florais de Bach

Quando a harmonia entre o espírito, a mente e o corpo se rompe, surgem os mais diversos estados emocionais negativos, os conflitos que preparam terreno para a doença física.

A terapia floral busca o equilíbrio e a restauração dos recursos emocionais, que se expressam no corpo físico, colaborando com a cura. Os florais tratam pessoas e animais e não doenças.

Quando nos sentimos bem, realizados e felizes, estamos em equilíbrio com tudo e conseguimos transmitir aos nossos familiares e amigos somente bons fluidos. No entretanto, com os acontecimentos da vida, às vezes, precisamos de um pouco de ajuda para alcançarmos este equilíbrio e seguirmos em frente. É nesse momento que os Florais de Bach podem ajudá-lo.

Criados por um médico inglês nos anos 30, os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomado individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo.

Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas.

Cada vez mais, peritos médicos concordam que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar melhor a vida.

De onde vêm os Florais de Bach

Florais de Bach Dr. Bach O Mestre dos Florais
1886 - 1936

Edward Bach foi um médico de Harley Street, bacteriologista e pesquisador bem conhecido. Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um. Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais) utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.

Somente a Assinatura Bach garante que você adquiriu os Florais de Bach Originais, elaborados como sempre foram desde os tempos de Dr. Bach, com tinturas produzidas exclusivamente no The Bach Centre em Mount Vermon.


Fonte: Site Florais de Bach



“A doença é a cristalização de uma atitude mental e que basta tratar esta atitude para que a enfermidade cesse. Deve-se tratar a personalidade do paciente e não a doença.

A enfermidade não é material e sim energética e o primeiro ato do drama da doença se passa no campo da energia. Portanto, deve-se tratar as causas e não os efeitos.

A ação terapêutica para que seja eficaz, deve atuar sobre a energia. “

Bach
Psicologia Transpessoal

Psicologia Transpessoal

Transpessoal caracteriza-se por ser uma experiência que segundo Walsh e Vaughan, pode definir-se como “aquela e em que o senso de identidade ou do eu ultrapassa (trans + passar = ir além) o individual e o pessoal a fim de abarcar aspectos da humanidade, da vida, da psique e do cosmo” (Walsh; Vaughan, 1997, p. 17).

A Psicologia Transpessoal pode ser entendida como estudos e práticas psicológicas destas experiências na saúde, educação, organizações, instituições, incluído não só sua natureza, variedades, causas e efeitos, seu desenvolvimento, bem como a sua manifestação na filosofia, arte, cultura, educação, religiões. (...)

O termo “Transpessoal” foi referendado, pela primeira vez na área da Psicologia, por Carl Gustav Jung, utilizando as palavras überpersönlich, em 1917, que significam suprapessoa e suprapessoal, respectivamente. Uma definição dada por Pierre Weil é a de Psicologia Transpessoal como: um ramo da Psicologia especializada no estudo dos estados de consciência que lida mais especificamente com a “Experiência Cósmica” ou estados ditos “Superiores” ou “Ampliados” da consciência. Estes estados de consciência consistem na entrada numa dimensão fora do espaço-tempo tal como costuma serem percebidos pelos nossos cinco sentidos.

É uma ampliação da consciência comum com visão direta de uma realidade que se aproxima muito dos conceitos de física moderna (WEIL, 1999, p. 9).Assim definimos a Psicologia Transpessoal como o estudo, pesquisa e aplicação dos diferentes estados de consciência em direção a Unidade do Ser. Sua área de atuação dá-se em todos os campos do conhecimento que tem como base a Psicologia (SALDANHA, 2008).

Observamos atualmente uma necessidade crescente de um enfoque psicológico que contemple a dimensão espiritual, ética e valores construtivos, positivos. A própria inserção na Psiquiatria da Categoria de “Problemas Religiosos e Espirituais” como pertinentes às necessidades psíquicas, faz com que a Psicologia Transpessoal torne-se cada vez mais necessária como um embasamento teórico, que nos proporciona recursos e cuidados para lidar com suavidade e profundidade em uma dimensão psicoespiritual do individuo. Mas isto não acontece somente no espaço clinico, também nas organizações, berço onde Maslow evidenciou as metanecessidades do Ser humano, além da autorrealização, estima, amor e segurança.

Nesta caminhada de autoconhecimento, a importância do contato com uma dimensão superior da psique, nossa dimensão saudável, é naturalmente ética. Além disso, também na educação a abrangência da Didática Transpessoal (SALDANHA, 2008) nos permite um manancial de instrumentos na prática pedagógica, uma compreensão da relação educador-educando, bem como um entendimento maior da metacognição, motivação e aprendizagem.

Assim sem dúvida alguma a abordagem Transpessoal revela um olhar contemporâneo necessário à nossa Psicologia no momento atual. (...) acadêmico essa vertente, legitimando a espiritualidade como aspecto inerente a natureza biológica do ser, algo desejável, curativo, saudável, e que pode nos adoecer quando ignorado ou reprimido. Isto pode ocorrer, não só no plano pessoal, como também no social e cultural. Um axioma fundamental na abordagem de orientação Transpessoal é a espiritualidade no Ser. (...)

Extraído do texto de Vera Saldanha

Psicologia

Psicologia

Problemas de relacionamento - depressão - dependência química codependência - depressão, etc...

Psicóloga

Catarina Flaig - (11) 97269-1998

E-mail: catarina@institutoessencial.com