Artigos


Dalai Lama

Reflexões de outros autores

"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior."

Dalai Lama
Alguns textos são de autoria desconhecida. Caso você saiba quem é o autor, por favor nos informe enviando uma mensagem.


Viva emocionalmente de forma saudável!

Viver de forma positiva, você vive por mais tempo e com qualidade.

Ajude seu corpo a produzir hormônios, anticorpos e vacinas naturais para seu bem-estar emocional e espiritual.

Como? Agindo com serenidade, sabedoria, calma, indulgência, benevolência.

Essas emoções promovem secreção de Serotonina, que reforçam o sistema imunológico, combatem doenças e promovem a saúde.

Pelo contrário, guardar ressentimento prejudica a saúde e é a maior causa de depressão, problemas cardíacos, respiratórios, digestivos, pressão alta, artrite, cálculos renais e até câncer.

Pessoas com ressentimentos, melindres, mágoas são mais vulneráveis a doenças graves, particularmente os tumores cancerosos.

Atitudes positivas proporcionam ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.

As condutas negativas pelo contrário geram desânimo, desespero, desolação, afastamento.

Mude hábitos prejudiciais. Substitua-os por bons hábitos.

  1. Viva positivamente, com atitudes mentais positivas diante das circunstâncias da vida.
  2. Alimente-se saudavelmente.
  3. Tenha contato mais frequente com a natureza.
  4. Acredite mais em si mesmo.
  5. Gere bons pensamentos e sentimentos.

A forma que vivemos determina os hormônios que produzimos em nosso corpo.

Cuide de seu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Autor desconhecido

7 Lógicas Adoráveis

  1. Faça as pazes com o seu passado, para que não estrague o seu presente.
  2. O que os outros pensam de si, não lhes diz respeito.
  3. O tempo cura quase tudo, dê tempo ao tempo.
  4. Ninguém é a razão da sua felicidade. Algumas pessoas contribuem, mas você é a razão.
  5. Evite a comparação com os outros, você nem imagina os contornos da caminhada da vida deles.
  6. Pare com o pensamento excessivo, ninguém está na posse de todas as respostas.
  7. Sorria, alegre-se, você não está na posse de todos os problemas do mundo.

Autor desconhecido

Assuma o compromisso de ajudar a si próprio

Faz parte do livre-arbítrio da pessoa QUERER se curar e fazer a sua parte para isso, e a sua responsabilidade é MUDAR. Mudar hábitos, padrões, crenças cristalizadas que só o autoconhecimento profundo consegue.

“Ninguém é culpado por chegar a esse estado, mas será se nada fizer a respeito!“

Peter

É preciso se comprometer com seus objetivos. Quanto é valioso para você conseguir a mudança positiva e mantê-la? Para vencer sentimentos negativos, é preciso aceitá-los primeiro. (vê-los como são: como normais e válidos nas circunstâncias com as quais você está lidando). Aceite suas limitações tanto quanto as suas potencialidades

Em vez de evitar ou negar sentimentos, aprenda a lidar com suas emoções negativas aceitando-as, para poder enfrentá-las diretamente de várias maneiras positivas.

Responsabilize-se por você e por seus pensamentos.

“Enquanto não fizermos as mudanças internas, enquanto não estivermos querendo fazer o trabalho mental, nada fora de nós vai mudar. E, no entanto, as mudanças internas podem ser incrivelmente simples porque a única coisa que precisamos mudar de fato são os nossos pensamentos.”

Louise Hay

O que você diz pra si mesmo maneira negativa, preocupada?

  • seja seu melhor amigo
  • conscientize-se como deixa seus pensamentos agirem para identificar tendências negativas
  • decida como você vai se sentir

Quando compreende que seus pensamentos criam seus sentimentos torna-se claro que você pode controlar sua reação.

A realidade é que você não pode beneficiar nem controlar os acontecimentos preocupando-se com eles. Na verdade, ao pensar dessa forma improdutiva, pode estar contribuindo para que ocorra o que você teme!

Sugira a você mesmo o que quer, e não o que não quer.

Autor desconhecido

Mude sua mente para transformar sua vida

  1. Você cria e modela seu próprio destino. Seus pensamentos presentes constroem seu futuro.
  2. Você possui, dentro de si, todos os recursos que necessita para sua prosperidade.
  3. Acredite na força infinita, latente em seu íntimo, para ampará-lo e proporcionar-lhe todas as bênçãos e alegrias imagináveis.
  4. Deixe de culpar a Deus, seus pais, seus irmãos, seus filhos, a vida, o universo. O seu mundo externo é projeção de seu mundo interno. Mude sua mente para mudar sua vida.
  5. Através de seu próprio pensamento conecte-se com o Poder Cósmico existente dentro de você. Quando você acredita, você pode.
  6. Reprograme sua mente, sistematicamente, com padrões mentais de sucesso, de harmonia e de felicidade.
  7. Melhore sua auto imagem, eliminando sentimentos de infelicidade. Platão dizia que “os grandes nos parecem muito grandes porque os observamos sempre de joelhos”.
  8. Afirme sempre para você mesmo: Sou um órgão de Deus, O qual tem necessidade de mim onde me encontro, sem o que eu não estaria aqui.
  9. Suas palavras têm um poder imenso, tudo aquilo que você fala se torna verdade absoluta.
  10. Ame, perdoe, agradeça a tudo e a todos, confie sempre e espere. Só há um poder que é Deus. Tudo vai melhorar.
  11. Você é um dos alunos que a sabedoria infinita matriculou na escola Terra. Todas as dificuldades, problemas, desafios são lições da vida. Enfrente-os corajosamente.
  12. Anteveja a realização certa de seu objetivo, com imagem mental positiva e sinta a alegria e a serenidade.
  13. O estado natural é a saúde. A doença é uma anormalidade. Desafie seus pensamentos de ciúmes, medo, de preocupação e ansiedade. Construa pensamentos positivos e crenças potencializadoras.
  14. Plante, em sua mente, sementes de bem-estar, saúde, prosperidade, sucesso.

Autor desconhecido

Aceitação

"Quando somos gentis com nós mesmos, quando desaceleramos e dançamos suavemente a música da vida, os relacionamentos conosco e com os outros mudam. Conseguimos acalmar a auto cobrança e serenar as exigências em relação às pessoas. Permitimos ser o que somos e também aceitamos os limites dos outros. Aceitação torna a face mais bonita, o corpo mais relaxado. Traz harmonia a todos ao redor, aquietando a atmosfera”.

Brahma Kumaris

Felicidade

“Coisas materiais dão conforto, não felicidade. Felicidade é uma coisa sutil e profunda que está em nossa consciência. Felicidade é estar internamente preenchido, inteiro. É permanecer contente diante dos altos e baixos da vida. Porém, temos o hábito de pensar se isso acontecer na minha vida eu serei feliz. Mas esse dia nunca vem porque imaginamos o futuro e não ficamos prontos para ser felizes no presente.

Felicidade não é um destino que podemos ficar adiando, mas uma jornada. Hoje, ao ler essa mensagem, pergunte a si mesmo: O que me deixa feliz? A escolha de ser feliz é sua em qualquer momento da vida.”

BK Sandesh Sarvade, Spirituality for peace and happiness, The World Renewal, November 2011

Pensamentos

“Quanto menos pensamentos, maior a sua qualidade. Aquele que aprende a criar pensamentos positivos, poderosos e puros, certamente mudará sua vida para melhor. Para isso precisamos estar atentos aos nossos olhos que trabalham como uma câmera sensível. Tudo que vemos é gravado no intelecto e armazenado na memória que prepara o terreno para a geração de pensamentos. Filmes violentos criam, em nós, pensamentos negativos e fracos. Pessoas com alto nível de entusiasmo e alegria criam, em nós, pensamentos puros e poderosos.”

BK Pius

Percepção

“Nossa percepção é responsável por transformar ou não uma situação em uma situação problema. Mas os problemas não estão nas situações. Os problemas estão ocultos em nossas atitudes e percepções. Por trás de percepções equivocadas existem pensamentos negativos e inúteis. Mas a natureza humana é originalmente positiva. Pensamentos positivos e puros são alimento para a mente e alma. Precisamos nos treinar a pensar positivo. Precisamos cultivar uma atitude positiva mesmo diante das piores situações. Com o decorrer do tempo nossas percepções mudarão.”

G. Surendran, Positive Life, Sapna Book House, Bangalore, 2009

Mente e intelecto

“Geralmente em nossa rotina diária somos "governados" por hábitos. Ou seja, a maior parte do tempo vamos direto do pensamento à ação, sem verificar a qualidade desse pensamento. Por distração, ignoramos o intelecto e deixamos de usar nossas capacidades de julgar e decidir cnscientemente.

O que precisamos fazer agora é despertar e fortalecer o intelecto.

Esse é o verdadeiro poder espiritual. Então procure fazer esse exercício: Retire sua atenção de tudo ao seu redor. Crie um simples pensamento. Concentre-se nele.

Em seguida, use seu intelecto para julgar em que medida o pensamento é correto.

Cheque a qualidade desse pensamento (desnecessário, necessário, negativo ou positivo). Se não for um bom pensamento, deixe-o ir e crie um pensamento melhor.

Ao praticar esse exercício você estará exercendo conscientemente o controle da mente e do intelecto. Você reforçará suas capacidades e aumentará a eficácia de suas ações.”

Brahma Kumaris

Beleza interior

“É essencial gostar de si mesmo, e não apenas gostar – amar-se. Às vezes precisamos de pessoas que nos ajudem a chegar a esse estado. Precisamos de pessoas com enorme paciência para ignorar nossa violência e continuar sempre realçando nossos pontos fortes. Essas não são as pessoas aparentemente bondosas que elucidam melhor nossos problemas, mas aquelas raras figuras maternais que repetidamente focalizam o que é belo em nós. Essas pessoas são preciosas como anjos.”

Anthea Church, Dê um tempo para você, Editora Gente

“O que fazer quando tenho muitas dúvidas?

A resposta é: não pense muito. Torne-se introvertido e equilibre a balança do intelecto. Se você ficar olhando muito para as coisas externas, seu intelecto não conseguirá ter discernimento. Com fé e honestidade você receberá o poder da verdade. Você verá como tudo acontece para o melhor e suas dúvidas terminarão. Você manterá a fé em si, nos outros e em Deus. Com a paz que essa fé traz você conseguirá ter uma boa comunicação com Deus. Com a Luz que essa conexão traz você acabará com as dúvidas. Você encontrará sua sabedoria.”

Dadi Janki

Valores

"Humildade e respeito adicionam cortesia e polidez ao comportamento das pessoas no trabalho. Amor e boa vontade transformam a atitude e deixam as pessoas mais cooperativas, gentis e compreensivas. Honestidade e integridade são as principais armaduras contras os ataques externos. Sentimentos de que o mundo é como uma família e relacionamentos com os outros como se fossem irmãos são aspectos fundamentais na resolução de conflitos. Todos esses valores aumentam a eficiência das pessoas no trabalho porque elas se percebem como tutores a também se importam com o bem-estar de todos.”

BK Jagdish

"Quem olha para fora, sonha.
Quem olha para dentro, acorda.”

Carl G. Jung

"O sábio espera tudo de si mesmo.
A pessoa comum espera dos outros.”

Confúcio

"Mas o que acontecerá, se descubro, porventura, que o menor, o mais miserável de todos, o mais pobre dos mendigos, o mais insolente dos meus caluniadores, o meu inimigo, reside dentro de mim, sou eu mesmo, e precisa da esmola da minha bondade, e que eu mesmo sou o inimigo que é necessário amar?”

Carl G. Jung

O Espelho de Gandhi

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos.

Ele respondeu: A Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade.

A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável, que as pessoas são tristes, se estou triste,

que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,

que há faces amargas, se eu sou amargo,

que o mundo está feliz, se eu estou feliz,

que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,

que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.

A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.

"Quem quer ser amado, ame"

Autor desconhecido

Nossos hábitos

"Nossos hábitos e traços de personalidade estão continuamente mudando.

Eles são influenciados pelo condicionamento que nossa mente recebe de várias fontes como a leitura, a TV, ou mesmo das interações com outras pessoas. Isto é um alerta para sermos mais seletivos em relação ao meio e às companhias. Assim, ao invés de sermos controlados pelas informações externas, passamos a controlar o que deve e o que não deve entrar em nossas mentes. Este é o mecanismo de uma mudança.

Brahma Kumaris

Princípios mentais capazes de transformar uma vida

Cada pessoa cria e modela o seu próprio destino. Seu futuro será sempre o resultante de seus pensamentos presentes. As idéias, assim como as sementes, que se colocam no solo, acabam por germinar.

Você possui dentro de si uma Potencialidade Infinita de amor, de paz, de alegria, de saúde e prosperidade, e se as coisas para você não vão bem, lembre-se unicamente, de que se estas energias extraordinárias não se manifestam no seu mundo fenomênico é porque você, por maneira errônea de pensar, está bloqueando este poder de resolver TODOS os seus problemas.

Quando em dificuldades, quando em aflições, você só tem a fazer uma coisa: acreditar que Esta Energia Infinita, adormecida em seu interior, pode ampará-lo sempre, proporcionando-lhe todas as bênçãos da vida, todas as alegrias imagináveis.

Deixe de culpar seus pais, seus irmãos, seus filhos; deixe de culpar a Deus, a vida e o universo pelas circunstâncias “desagradáveis” que o envolvem no momento. Lembre-se disto: o seu mundo exterior é sempre projeção do seu mundo interior. Mudando sua mente, você muda seu destino.

Você pode estabelecer, instantaneamente, contato com o Poder Cósmico existente dentro de você, através de seu próprio pensamento. Tudo que você aspira, poderá se concretizar, desde que você acredite no poder infinito de sua imaginação criadora.

Reserve algum tempo, pela manhã e à noite, para implantar em sua mente, pelo pensamento bem dirigido, sistematicamente, os padrões mentais de sucesso, de harmonia e de felicidade.

Melhore a imagem que você tem de si mesmo, eliminando os sentimentos de infelicidade que alimentou por tanto tempo. Platão dizia que “os grandes nos parecem muito grandes porque os observamos sempre de joelhos”.

Afirme sempre para você mesmo: Sou um órgão de Deus, O qual tem necessidade de mim onde me encontro, sem o que eu não estaria aqui.

Tome cuidado com o poder tremendo de seu verbo e com aquilo que você fala. Nunca diga “vou fracassar”, “perderei meu emprego”, “não posso pagar meu aluguel”. Seu inconsciente não sabe distinguir uma pilhéria. Faz com que todas estas coisas se tornem verdades.

Na vida você não tem amigos, nem adversários; na realidade, todos os que cruzam seu caminho não passam de grandes instrutores de sua autorrealização. Não vale a pena alimentar sentimentos negativos contra pessoas ou fatos, ou coisas de sua vida, porque assim você estará estabelecendo princípios de permanência de todos eles em seu caminho. Ame, perdoe, agradeça a tudo e a todos, confie sempre e espere. Na vida não há dois poderes. Só há um poder que é DEUS. Nada mais é poder. Tudo vai melhorar. Tudo! Acredite!

A Terra é uma Escola da Grande Universidade Cósmica da vida e você é um dos maravilhosos alunos que a sabedora infinita vivificou para nela se matricular, e, por isto, todos os problemas, todos os desafios, todas as dificuldades que você enfrente no momento, representados por pessoas, coisas e fatos, são o material didático que os grandes mestres lhe oferecem para o abençoado aprendizado no seu progredir infinito. Não os rejeite, não os justifique, não os tema. (Aquilo que eu temo me acontece): enfrente-os corajosamente, de cabeça erguida, certo de sua vitória consciente de que todos têm uma solução divina.

Enfrente todas as situações com coragem e determinação, certo de que o poder cósmico presente em seu íntimo Ser nunca esteve ausente, nunca o desamparou, mesmo nos dias sombrios; apesar de não vermos a luz do sol, não deixa ele de soberano existir, aquecer e caminhar. Afastando-se as nuvens, eis que sempre volta a brilhar.

Sinta a alegria e a serenidade ao antever a realização certa de seu desejo. Qualquer imagem mental que você tenha em mente é a sua substância de coisas esperadas e a prova das coisas não vistas.

Lembre-se de que o coração agradecido está sempre próximo das grandes riquezas do universo.

O estado normal é a saúde. A doença é uma anormalidade. Existem um princípio inato de harmonia em sua vida. Pensamentos de ciúmes, medo, de preocupação e ansiedade arrebentam e destroem seus nervos e suas glândulas, trazendo doenças mentais e físicas de toda a espécie.

Finalmente, semente de maçã não faz nascer laranjeira. Na lei da mente, quem planta ventos, colhe tempestades. Sentimentos de saúde, produzem saúde; pensamentos de riqueza, produzem riqueza; a crença na miséria; a fé na doença materializa doença; ódio semeia ódio; revolta atrai revolta; tristeza cria tristeza.

Autor desconhecido

Reflexões diversas

Enquanto estivermos identificados com nossas mentes, o que significa dizer, enquanto estivermos inconscientes espiritualmente, o sofrimento será inevitável. Refiro-me aqui ao sofrimento emocional, que é também causa principal do sofrimento físico e da doença.

O ressentimento, o ódio, a autopiedade, a culpa, a raiva, a depressão, o ciúme e até mesmo uma leve irritação são formas de sofrimento.

E qualquer prazer ou forte emoção contém em si a semente do sofrimento".

Eckhart Tolle

"Sem lidar com o campo afetivo, continuaremos a oferecer ao mundo indivíduos fixados em padrões infantis de comportamento, sentimento e pensamento e, certamente, não seremos capazes de atingir a meta de educar pessoas para a plenitude do crescimento."

Autor desconhecido

"Enquanto não encerramos um capítulo, não podemos partir para o próximo. Por isso é tão importante deixar certas coisas irem embora, soltar, desprender-se. As pessoas precisam entender que ninguém está jogando com cartas marcadas, às vezes ganhamos e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se tranforme em quem é."

Autor desconhecido

"O melhor é olhar o passado registrado sem tentar mudá-lo, mas aceitando-o, pois se trata de memória, não somos mais nosso passado. Não somos nossa mente, apenas nos expressamos por meio dela. Só assim se torna mais fácil compreender um fato e só assim podemos nos livrar da emoção contida naquele passado. É importante lembrar sempre: o cérebro não pensa."

Gustavo Bearzi in Artimanhas da Mente - Afinal quem Somos.

“A maioria das pessoas vive, seja física, intelectual ou moralmente, em um círculo muito restrito do potencial do seu ser. Em geral, as pessoas fazem uso de uma porção pequena de sua possível consciência e dos recursos da alma, como no caso de um homem que, dentre todas as possibilidades dos movimentos de seu corpo, desenvolveu o hábito de usar e mover somente seu dedinho mínimo da mão.”

William James

“Você está onde está e é o que é por causa dos seus hábitos estabelecidos.“

Napoleon Hill

“A maior revolução da nossa geração é a descoberta de que os seres humanos, ao mudar suas atitudes mentais, podem mudar suas vidas“.

William James, psicólogo norte-americano

“Dê o primeiro passo com fé. Você não precisa ver toda a escada. Apenas suba o primeiro degrau.”

Martin Luther King Jr.

“Se você estiver disposto a fazer mais do que o que está sendo pago para fazer, acabará sendo pago para fazer mais do que você faz.”

Autor desconhecido

Qualquer coisa que sua mente puder imaginar e acreditar, a mente pode alcançar!

O maior poder que pode existir, é o poder de tomar posse da sua própria mente e direcioná-la para quaisquer fins que possa desejar.

Esse poder é o dom profundo do Criador e deve ser considerado o maior de todos os dons dados aos homens, porque é a única coisa que os homens têm completo e indiscutível controle e direção.

As maiores riquezas:

  • saúde perfeita
  • paz mental
  • amor
  • libertação do medo e das preocupações
  • atitude mental positiva
Autor desconhecido

Não vieste à terra para perguntar

Se Deus, vida ou morte existem ou não.


Pega a ferramenta para trabalhar

Pondo na tarefa cada pulsação.


Ferramenta tens, não procures em vão –

Saúde, fé em ti, arte eficiente,

Capacidade, poder de expressão,

Coração sensível e força da mente.”

Fernando Pessoa

"Saia e faça algo. Mova-se. Interaja.

Explore. Respire. Arrisque-se.

Pare de desperdiçar sua vida voluntariamente.

Pare de reclamar e de dizer que você está entediado.

Esta é a sua vida. Faça algo com ela.

Você é o que você faz repetidamente.”

Aristóteles

"É preciso serenidade para perceber com clareza os atos a serem realizados. Só assim agiremos em sintonia com a meta."

Trigueirinho

Tudo o que em nossa história de vida causou dor e sofrimento precisa ser definitivamente abandonado. Como fazer isto? Em primeiro lugar, compreendendo que, ao relembrar o passado, trazemos de volta todas as emoções que vivenciamos lá atrás.

Ruminar estas emoções negativas faz com que elas se mantenham agarradas a nós de maneira absoluta. É a mente, com sua tendência a ficar presa ao que já se foi, que nos impede de deixar ir embora todo o lixo emocional que carregamos.

Enquanto não percebermos que o sofrimento é algo que alimentamos através de nossa inconsciência, será difícil alcançar a cura. Muitos, infelizmente, se debatem durante anos, vendo a vida como um túnel escuro onde não existe nada que lhes aponte a saída.

As experiências dolorosas criam uma espécie de cegueira que os impede de enxergar a luz. Mas ela está sempre disponível aos que anseiam construir para si uma nova realidade.

Buscar ajuda é um passo essencial, pois a vida é generosa e sempre colocará em nosso caminho seres que amorosamente nos guiarão ao encontro de nosso verdadeiro ser.

Elisabeth Cavalcante

“Mesmo que você diga às pessoas absolutamente tudo o que elas precisam fazer para terem sucesso, 99% delas não farão nada.”

Peter Drucker

"Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter, calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. E então, só aí poderás julgar. Cada um tem a sua própria história. Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida."

Clarice Lispector

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,

mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá a falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".

É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."